FURNE

Saiba mais sobre nossa história, missões e objetivos

História

Criada em 11 de abril de 1966, a FURNE (Fundação da Universidade Regional do Nordeste), tinha por objetivo a manutenção da URNE (Universidade Regional do Nordeste), situação e condição que se mantiveram até 11 de outubro de 1987, quando foi criada a UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Daí em diante, a FURNE e a UEPB passaram a ter atuações independentes. A FURNE transformou-se na Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão e passou a exercer atividades autônomas. É a Fundação mais antiga em atividade no Estado da Paraíba.
Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Goza de autonomia administrativa e financeira, nos termos de seu Estatuto e do Regimento Geral.

Museu Casa de Aluízio Campos

Missão Educacional

Sua atuação limita-se a apoio educacional, com cursos de “lato e stricto sensu” em convênio com instituições educacionais. O Polo Educacional começou a funcionar no mês de novembro de 2009, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 867, Prata.
Sua estrutura é moderna e dispensa atenção especial aos portadores de necessidades especiais, uma vez que todos os seus espaços são adaptados para facilitar a locomoção daqueles que possuem algum tipo de limitação física.
Museu de Artes Assis Chateubriand - MAAC

Missão Cultural

A atividade de maior relevância a que se incumbiu a FURNE, foi a administração e manutenção do Museu de Arte “Assis Chateaubriand”, desde a sua criação e instalação em Campina Grande, em 20 de outubro de 1967, há 50 anos. Com o objetivo de prestar serviços aos artistas e aos administradores das artes no Nordeste.
Por decisão do seu idealizador e criador Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, a gestão, administração e guarda das obras é da responsabilidade da FURNE.
Incorporou o Museu Casa de Aluízio Afonso Campos, por testamento firmado por Aluízio e Inalda Campos, tendo como sede a residência dos donatários, na Fazenda Ligeiro, em Campina Grande, Paraíba.
Associada a essas atividades culturais, criou cursos de música e de fotografia, e ações de relevância na área de pesquisas.

Polo Educacional FURNE

OBJETIVOS

• Promover e apoiar o desenvolvimento educacional, científico, artístico, cultural e econômico social;
  • Criar cursos e instituição de ensino superior;
  • Conceder bolsas de pesquisa, de extensão ou de estudos em nível de graduação e pós-graduação;
  • Divulgar trabalhos nos diversos ramos de conhecimento;
  • Apoiar e desenvolver projetos científicos, econômicos, sociais, artísticos e culturais, em parceria com instituições públicas ou privadas;
  • Executar contratos de prestação de serviços em parceria com instituições públicas ou privadas;
  • Promover pesquisas científicas, sociais e de avaliação socioeconômica;
  • Realizar concursos públicos para instituições públicas e/ou privadas, consultoria especializada em diversas áreas do conhecimento humano, tecnológico com elaboração de laudos técnicos de avaliação e perícia em todas as áreas de desenvolvimento produtivo e social.

CONSELHO

Rivaldo Ferreira
Carlos Ronaldo Porto de Oliveira
Francisco Luiz de Oliveira