Homenagem de Aniversário de Assis Chateaubriand

“Retrato de Assis Chateaubriand”

AUTOR: Dimitri Ismailovitch

ÉPOCA: 1968

TÉCNICA: Óleo sobre tela

(Obra do acervo do Museu de Arte Assis Chateaubriand – MAAC)

FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO, CHATÔ

Nascimento: Umbuzeiro – PB, 04 de outubro de 1892

Falecimento: São Paulo – SP, 04 de abril de 1968

Um dos homens mais influentes entre as décadas de 1940 e 1960 no Brasil, Assis Chataubriand, destacou-se como jornalista, político, empresário e mecenas. Fundou os Diários e Emissoras Associados, foi responsável pela chegada da TV no Brasil em 1950. Engajado em projetos culturais brasileiros criou o MASP, o Museu de Arte de São Paulo e entre outros museus, o Museu de Arte Assis Chateaubriand - MAAC em Campina Grande, PB, a partir da Campanha Nacional dos Museus Regionais que tinha como compromisso difundir no Nordeste uma política de desenvolvimento integrado da cultura nacional.

Fonte: ALMEIDA ARAÚJO, Fabiana. A dimensão educativa do Museu de Arte Assis Chateaubriand de Campina Grande. Dissertação de Mestrado, UEPB, 2007.